Atriz principal da novela "Tieta" (1989/1990), Betty Faria encarou uma mudança no corpo para dar vida à personagem-título. Na época, a artista focou na musculação e deixou de fazer aulas de dança, passando a ser acompanhada passo a passo por um personal. Uma das novelas de maior audiência da TV, "Tieta" voltou ao ar nesta segunda-feira (2) no "Vale a Pena Ver de Novo" - veja aqui o antes e depois de vários atores do elenco.
"Estava terminando de gravar 'O Salvador da Pátria' (1989) e comecei a malhar porque eu relia o livro e dizia assim: 'Tieta com seu seio...'. E dizia: 'Mas gente, eu não tenho nada. Como faço?'", recordou Betty em entrevista ao gshow. Aliás, para poder colar as duas novelas das oito, a atriz provocou umas mudanças de última hora na Globo.
"Fui para a academia e pedi para meu personal, o Abel, dar um jeito. Ele disse que eu ia aumentar meu peitoral. Parei de fazer aula de dança, pegava ferro (...). Só sei que nessa história me preparei psicologicamente, artisticamente e fisicamente para Tieta", prosseguiu a respeito da personagem criada por Jorge Amado (1912-2001).
+ 8 grávidas, castigo e fim sobrenatural no último capítulo de 'Tieta'
Irmã e rival da vilã Perpétua (Joana Fomm, atualmente longe da TV) na ficção, Betty recorreu ao improviso para gravar uma cena no Rio Grande do Norte - aliás, as gravações do último capítulo naquele estado fizeram os atores sofrerem com as altas temperaturas. "Uma outra coisa que pegou muito foi a canga no vento da praia. Quando cheguei com o Paulo Ubiratan (diretor, 1947-1998) em Natal, com aquela dunas maravilhosas, e tinha um vento! Uma coisa louca! O Paulo ficou chateado", revelou a atriz hoje no elenco de "Volta por Cima".
"E eu disse: 'Ah, Paulo, vamos fazer isso: ela está feliz com a liberdade dela.' E peguei a canga e fiz assim (faz gesto de levantar a canga ao vento). E ficou uma imagem... Inventei essa história da canga e pegou, muita gente faz. E ele ainda botou a música linda de Fafá de Belém cantando", completou se referindo a "Coração do Agreste".